14 de agosto de 2009

Concursos & afins

Nossos editores Letícia e David, quando iniciaram a Editora Novitas tinham uma meta: auxiliar principalmente o novo autor. Não que aqueles que já fossem conhecidos ou já houvessem publicado anteriormente em outras Editoras não os interessassem; na realidade é uma questão de princípio que faz parte do pensamento deles em ser um meio de alavancar novos talentos.

Tendo  o acima como verdade inquestionável, nós outros que colocamos textos aqui garimpamos vários concursos literários que foram levados a nossos seguidores através de posts publicados  no blog. Mesmo quando recebíamos algo ao estilo "por favor, divulguem!", não nos fazíamos de rogados e postávamos sim, mesmo que fossem relativos a concorrentes. Promover cultura e conhecimento não dói tanto assim no bolso e a publicidade gratuita, ao menos aqui, era garantida.

Esta semana occorreu um fato isolado e imcompreensível: recebemos mensagem de um determinado site de poetas, dizendo que fizemos uso de um texto lá publicado e só creditamos no rodapé, ao contrario da legislação que manda que seja colocado também no cabeçalho. Tal site pediu a retirada do texto (divulgação de concursos), coisa que acabamos por fazer. Além disso, mandaram-nos artigos de leis para que nos informássemos sobre Direito Autoral.

Aí cabe um pequeno porém:

A Legislação Autoral é clara e somos conscientes dela. O que aconteceu nesse post foi a citação do site, que também promovia/promove Concursos de outros, reclamando que copiamos seu texto. Uma inverdade total, já que não foi em momento algum utilizado tal site como fonte única de pesquisa. Ou seja, para o proprietário ou gerente ou seja lá quem for que nos enviou mensagem, ajudar atrapalha.

Essa atitude deflagrou aqui uma certo constragimento: somos explicitamente contrários à utilização de uns por outros, com créditos ou sem. Nesse caso específico, recebemos e-mail de uma autora nos indicado tal site e solicitando divulgação, conforme mensagem em nosso poder. 

Pois bem, chegamos ao ponto em que determinado tipo de gente se recusa a receber auxílio em divulgar suas proezas literárias. Editorialmente falando, poesia é difícil de se trabalhar por questões comerciais e acreditamos que qualquer divulgação iria de encontro às necessidades do fulano.

Por decisão dos editores, de agora em diante somente divulgaremos Concursos de outros que não da própria Editora Novitas sob solicitação expressa do promotor do evento.

Por isso pedimos desculpas a nossos seguidores, se por acaso nos enviarem algo que não poderá mais ser aproveitado.


Um abraço a todos.


Bookmark and Share

Nenhum comentário: