15 de maio de 2009

Lusitânia Online, livro de Luís Bento

* Clique na imagem para ampliar


Texto do Prefácio do Livro, escrito por Eduardo Penteado Lunardelli:
"Os textos do Bento, já os conhecia de leitura digital pela internet. Me alegro vê-los agora reunidos num livro. Sua escrita é contemporânea, ágil, irônica, bem-humorada e cheia de criatividade. Escreve para os portugueses de Portugal e para os leitores de língua portuguesa, no Brasil e no mundo, com grande desenvoltura e imaginação. Seus temas são os do cotidiano, mas tratados de forma universal. Não há detalhes incompreensíveis, ou desnecessários.
A originalidade do novo é permeada pela cultura e saber da língua, das tradições e da boa prosa. Cada palavra de seu texto foi sopesada no significado, na grafia, e na singularidade. Um grupo delas fazem as frases de um plural brilhante e de conteúdo inédito, ainda que tratando de temas conhecidos.
Sua cultura é trocada em miúdos (sem falar nos trocadilhos) e sua leitura tem diversas possibilidades. Desde a mais direta e óbvia até a mais requintada, sutil e complexa subjetividade. É uma leitura prazerosa, portanto muito recomendável. Um escritor dos nossos e novos tempos!"

Eduardo Penteado Lunardelli
Varal de Idéias
cimitan.blogspot.com


Sobre o autor:
Luís Bento
Nascido em Lisboa, a 26 de Dezembro de 1964.
Licenciado em Línguas e Literaturas Modernas pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa desde 1990,onde foi professor de Francês no Ensino Secundário durante dois anos.
Desde 1992, que trabalha numa instituição bancária, em Lisboa.
Publicou alguns poemas e alguma prosa em suplementos literários de jornais diários portugueses durante a década de 1980.

Gere, desde Outubro de 2008, o blog bento-vai-pra-dentro-bento.blogspot.com, onde publica textos de prosa sobre diversos temas, ligados à crítica de costumes, refletindo sobre a sociedade portuguesa contemporânea.
Publicou recentemente dois contos na Coletânea Balaio de Ideias, editada pela Novitas (lançamento programado para março de 2009).
Colabora com o Movimento Lusofonia e com a revista Nova Águia.
Entre em contato com o autor: luisbento@editoranovitas.com.br

"
...Depois veio um senhor arrebanhar as hostes no sentido dessa mesma Europa, meteu o socialismo na gaveta, aferrolhou-a e deitou fora a chave. Rapidamente apareceram os abutres, dúzia e meia de meninos imberbes, cem gramas de anti fascismo num bolso, kilo e meio de demagogia no outro, mais um tanto de paciência a ver para que lado tombava o farol e ei-los, sorrateiramente, a passear pelos aveludados do poder atingidos pela virose e pela pança disforme do aburguesamento. Daí às relações perigosas com o famigerado grande capital foi um passo ao WC em dia de diarreia... Rápido e estugado. À medida que a miséria regressava foram aparecendo mais e mais abutres, montes de abutres, distribuíam lucros e falências, ganhavam obras públicas sem concurso, enchiam sacos de cor azul, fugiam e regressavam do Brasil, abusavam de menores desamparados, orgias constantes em Cascais e Santo Estêvão... de repente... Apareceu a Polícia, a Procuradoria, a Imprensa...
"
Trecho do conto "O Triunfo dos Porcos", integrante da obra do autor
*O livro Lusitânia Online custa R$ 22,00. Para adquirir, basta enviar um e-mail para contato@editoranovitas.com.br

Um comentário:

Madalena Barranco disse...

Estive no blog do Luís Bento e adorei conhecê-lo.

- Sucesso para ele!! Logo, lerei seu texto no Balaio.

Abraço.