17 de dezembro de 2009

Um País de não leitores ou que não sabe escrever? - By Letícia Losekann Coelho


Um País de não leitores ou que não sabe escrever?

*Letícia Losekann Coelho



Somos um País de não leitores, pois não lemos muito durante o ano. Retrato do período atual que vivemos? Considero que sim, pois nosso País é nossa identidade, e faz muito tempo que elegemos governantes que não se preocupam com sua cultura, como vão se preocupar com a do povo? Não falo isso, em relação ao tempo que estudaram, mas na vontade de aprender, querer saber, enfim ler. É sabido que quem não lê não sabe escrever, logo somos um País que não escreve.

De fato é perigoso, afirmar que somos um País que não escreve, pois os números nos provam o contrário. Inúmeros livros são publicados diariamente no Brasil e diversas pessoas escrevem em seus blogs e microblogs, como dizer que não escrevemos? Bem, quem sabe não escrevemos direito ou inventamos motivos para escrever errado? O escrever errado virou normal, muitas vezes escuto: é meu jeito de escrever. Jeito de escrever? Existe um, no meu entendimento... O correto.


Quantos livros você lê por ano? Uma pesquisa foi feita e o " menos dois livros por ano" é algo que realmente me incomoda, pois faço parte da parcela de pessoas que fazem a leitura de mais de 10 livros folgado por ano. Leio tanto romances, como contos e poesias, enfim leio de tudo. Minha leitura não é "facilitada" por ser editora, pois não conto os livros que preciso ler ou corrigir para o trabalho, faço a otimização de meu tempo, e o resultado é ler livros para meu lazer e de minha escolha.


Domingo passado no twitter, fiz algumas perguntas no intuito de entender um pouco como é feita a escolha na hora de comprar livros. Perguntei também, se as pessoas gostavam de ler livros na tela do computador e se compravam livros de autores novos. Grande parte dos que responderam, compram livros pela capa, assunto e o nome do autor. Poucos disseram que gostam de ler no computador e boa parte disse que faz a leitura de autores novos quando se interessa pelo assunto. Na minha opinião, o que conta na hora de comprar livros é o assunto, a capa e presto atenção quando o autor é novo e alguém que realmente gosta de ler, me indica o livro. Não leio no computador, pois não tenho esse hábito e gosto de conforto, seja para lazer ou para trabalho. Se recebo originais via e-mail, imprimo e leio, pois não consigo manter a cadência da leitura na frente do computador.


Vou evitar reclamar do tipo de leitura das pessoas, cada um lê o que quer, mas nem tudo na minha opinião é considerado livro. Não entendo por certo, "livros" que tentam ensinar as pessoas a viver melhor, emagrecer ou ficar milionário. Esse tipo de livro, é o retrato do que chamo de: desespero atual! Quem compra um livro que ensina a ficar milionário com certeza está ficando pobre, quem compra um livro para emagrecer, é porque já esgotou todos os tipos de dietas disponíveis no mercado e não tem dinheiro para ir ao endocrinologista e quem compra um livro que "ensina" a ficar feliz não quer procurar ajuda psicológica ou mesmo psiquiátrica para seu problema.


Para contrariar eu gosto de ler e escrever poesia, e digo contrariar porque no momento atual não escrevo tanto sobre o amor, dor, vento, etc... Tenho preferência por poesia social, poesia atual... Poesias "Terríveis", mas como disse leio de tudo, até para me atualizar do que as pessoas andam escrevendo.


Esse texto surgiu do pequeno debate de domingo no twitter, como em 140 caracteres fica muitas vezes difícil colocar a idéia inteira, resolvi trazer para o blog e quero saber o que vocês acham de tudo isso? Somos escritores, mas não somos leitores. Nossos governantes, fazem políticas paliativas para a cultura o que na verdade não resolve o problema. E quem disse que poesia não vende? Inúmeros poetas, vendem seus livros de poesia por aí e vários escrevem em blogs e são lidos. O livro está caro no Brasil? Não, temos livros ótimos por menos de R$ 30,00 que não emplacam... Na opinião de vocês, o que acontece então?

Quero agradecer todos que interagiram sobre o assunto, obrigado! @companhialivros @lucianacns @arqsteinleitao @albertopenha @Carmel179 @MarciaOLIVEI @Kiaraguedes @junatchos @castanheira3 @carolborne @Churumela @gustavocarmo @scriptusest
@teresacvilela


* Letícia Losekann Coelho, é casada com o Editor, fotógrafo e escritor David Nobrega. Fundou a Editora Novitas em Novembro de 2009. É autora do Livro de poesias Ensaios Amadores... Ou não! Participou da coletânea da Editora Komedi e da I Coletânea Scriptus, pela editora Novitas. É uma das autoras da coletâna infantil "15 poetas para todas as crianças" que será lançada no início do ano que vem. Prepara o livro "Poesia em 3 atos". Perfil no site da Editora AQUI

Nenhum comentário: