21 de setembro de 2010

Resenha do Livro: Caóticos de uma Mulher Crônica de Tatiana Cavalcanti, por Andrea Lúcia Barros

Resenha do livro: Caóticos de uma Mulher Crônica de Tatiana Cavalcanti

Por:* Andrea Lúcia Barros



Urgente. É assim que a escrita de Tatiana Cavalcanti deve ser vista. Uma prosa rápida e aflita que dá ao leitor duas alternativas. A primeira é seguir o ritmo da escritora e sorver o texto de uma só vez e a segunda, bem, seria até melhor não mencioná-la, mas corre o risco de haver desistência da leitura. Por quê? As frases e os parágrafos longos são marcas registrada de Tatiana. Portanto, se o leitor é do tipo que gosta de ter pausas na leitura poderá sentir que ela vomita suas palavras. Não é a toa que o livro leva o nome de Caóticos de uma mulher crônica.

Grotescamente falando é isso mesmo que ela faz. Joga para o papel tudo o que pensa. É exatamente por isso que sua narrativa é urgente. Ela parece ter pressa para tudo. A urgência com que ela escreve deve ser a mesma com que o leitor absorve o texto. É uma questão de química. Ou você irá gostar ou deixará o livro na prateleira.

Tatiana consegue tornar seus textos íntimos e esta é, sem sombra de dúvida, a sua melhor qualidade. É o caso do texto Toda vez que a gente briga. Nele a autora relata o sentimento depois de uma discussão com o companheiro e consegue criar intimidade com o leitor. Ela faz com que o receptor se torne um amigo íntimo e passe a ouvir confidências.

A urgência de seu texto é evidenciada em Wish list. Aqui, Tatiana já inicia a narrativa mostrando a que veio. Porém, também há suavidade no texto da autora. Pés é suave e leve. Gostoso de ler. Chega-se a pensar que se está no meio de um comercial de amaciantes de tão leve e macio. É um dos melhores de todo o livro.

Por meio de frases longas, Tatiana prende a respiração do leitor que por sua vez precisa de fôlego. Ao ler Qual é neguinho? isso fica mais do que claro. Há nele frases fortes que marcam a narrativa.

Mas a melhor crônica do livro é Errando. Aqui todos os elementos se juntam para fazer um monólogo direto e uma autoavaliação. O grande concorrente de Errando é Eu, o mundo e você. Por quê? Simplesmente porque o texto é primoroso. A história bem amarrada resultado em algo incrível, além de ser uma grande verdade para muitas pessoas.

Caóticos de uma mulher crônica é, enfim, uma boa leitura. Ideal para ser lido em uma viagem não muito longa ou em um café enquanto se espera por alguém. Leia com atenção porque é um livro que pode ser efêmero, mas ao mesmo tempo muito intenso. Só vai depender do ponto de vista do leitor.


* Jornalista e crítica literária
Bookmark and Share

Nenhum comentário: