7 de abril de 2009

Perfil: Gerana Damulakis




É autora dos títulos: Guardador de mitos (Salvador: Edição do
Autor, 1993), Sosígenes Costa — O poeta grego da Bahia (Salvador:
EGBA, FUNCEB, 1996 — Selo As Letras da Bahia), O rio e a ponte — À margem de leituras escolhidas (Salvador: Secretaria da Cultura e Turismo, FUNCEB, EGBA, 1999 — Selo Editorial Letras da Bahia). Organizou e apresentou a Antologia panorâmica do conto baiano — século XX (Ilhéus, BA: Editus, 2004) e tem no prelo a Atualização do conto baiano.
Participou das coletâneas de ensaios: O mar na prosa brasileira de ficção (Ilhéus, BA: Fundação Cultural/ Editus, 1999), Brasil 500 anos: encontros na Bahia (Salvador: Secretaria da Cultura e Turismo, 2000), A Sosígenes, com afeto (organização Hélio Pólvora – Salvador: Edições Cidade
da Bahia, Fundação Gregório de Mattos, 2001), O triunfo de Sosígenes Costa (Estudos, Depoimentos e Antologia) (organização Cyro de Mattos e Aleilton Fonseca – Ilhéus, BA: Editus/ UEFS-Ed., 2004).
Publicou ensaios e resenhas no suplemento Cultural de A Tarde desde 1993 até 2003 e manteve coluna semanal intitulada Leitura Crítica no Caderno 2 do mesmo jornal, de 1999 até o final de 2002 ( quatro anos completos).
Assinou a coluna Olho Crítico no jornal Tribuna da Bahia durante o ano de 2007. Fez parte da comissão do Selo Editorial Letras da Bahia, Fundação Cultural do Estado da Bahia, durante 8 anos.
Atualiza o blog leitoracritica.blogspot.com totalmente voltado para a divulgação da arte literária.
* Gerana, é uma das autoras da I Coletânea Scriptus - Um Balaio de Idéias

Nenhum comentário: