27 de abril de 2010

Impressão Digital x Impressão Offset (*)

(*) David Nobrega - editor e escritor

Existe muita confusão por parte de alguns autores, quando chega a hora de imprimir sua obra. E o que é pior é que nós, editores, livreiros e afins, somos os maiores culpados por essa confusão, por não fornecermos todas orientações devidas.


Que seja por conta dos custos ou pela qualidade, acredito que seja melhor botar em pratos limpos a realidade das coisas, principalmente porque as opções entre um tipo ou outro de impressão influencia diretamente na pós produção de seu livro. Ou seja, na comercialização, na aceitação do público, na avaliação do leitor. O Universo é lindo, seu livro é ótimo, mas somente aqueles totalmente desprendidos do materialismo irão imprimir um livro em papel para doar, guardar de recordação ou seguir o ditado antigo que diz que uma pessoa precisa "plantar uma árvore, ter um filho e escrever um livro". A grande maioria quer mesmo é ganhar o seu merecido retorno em dinheiro, além de apupos da crítica e, quem sabe, ser convidado do Programa do Jô.

O que motiva um autor a publicar não importa, por isso vamos tomar como exemplo autores que procuram a Editora Novitas. Essas pessoas, que pariram ideias e que agora se propõe a passá-las à semi-imortalidade do papel, tem em comum o desejo de ter leitores que comprem seus livros. A partir do momento que alguém compra um livro, além de leitor ele torna-se cliente -- aquele mesmo chato que barra filas de supermercado por causa da oferta "compre 1 leve 65" -- e sabemos que cliente sempre tem razão.

Quando você procura uma editora para publicar seu livro -- principalmente o primeiro, pois você ainda é supostamente "verde" e não tem ideia em como proceder -- o básico é confiança. Não vão pelo preço somente. Ao optar por esta ou aquela, analise todos os serviços editoriais oferecidos, que vão da revisão ortográfica à distribuição para venda. Depois que você fizer sua opção, você terá um relacionamento que tenderá a durar por muito tempo, logo a confiança é necessária.

Voltando ao assunto principal, quais os pontos que fazem com que alguém imprima em gráfica rápida ou em offset e qual a diferença entre elas?

Devemos deixar uma coisa bem clara: Gráfica digital não concorre com a gráfica "convencional", que trabalha com o método offset. São serviços complementares, e em alguns casos podem acabar sendo até colaborativos.

Quantos livros você imprimirá? 50, talvez 100? Use gráfica rápida (ou digital). É inquestionavelmente mais barato e a relação custo x benefício é óbvia. Imprimindo um ou mil livros em gráficas digitais você tem exatamente o mesmo custo unitário. Sistema de fechamento por colagem que pode soltar páginas depois de poucas manipulações (isso não é genérico nem comum a todas as gráficas). É uma "cópia". Não depende de nenhum serviço além da reposição dos tonners e do papel.

Existem algumas desvantagens: Seu livro terá uma capa pouco mais grossa que a das revistas comuns. Não terá orelhas de capa. O texto interno pode sofrer algumas variações de tonalidade (o mesmo que ocorre na sua impressora de casa). Não existe um alinhamento fixo para as páginas, podendo ocorrer de o texto ficar pouco acima, pouco abaixo a cada nova página virada (variando de milímetros a fração de milímetro mas eu, pessoalmente, vejo essas alterações, por mínimas que sejam).

Agora, se você for orientado a publicar uma tiragem maior que 200 exemplares, opte pelo off-set. Quanto maior a tiragem, menor o custo unitário. Além do custo, influência óbvia na hora de fazer sua opção de impressão, o produto final tem lá seu apelo: Papel Supremo de alta gramatura na capa, impressão sem qualquer defeito de alinhamento, papel sob escolha no miolo, orelhas e tudo mais que alguém possa desejar de bom e bonito para seu livro, incluindo aí escolha de papel, capa com cores "firmes" que não borram se você espirrar sobre ela, miolo/capa grampeados/colados/costurados, etc.

A desvantagem desse meio de produção é aquele já exposto acima: custo. Fora isso, nada poderá ser reclamado por seu cliente, que terá um produto de alto acabamento em mãos e assim não encontrar qualquer entrave em se deliciar com seu texto, produzido na maioria das vezes de maneira sofrida e trabalhosa.

As gráficas digitais estão se modernizando e logo, quem sabe, consigam reproduzir o que as gráficas offset fazem com seu material. Mas por enquanto, existem as diferenças que devem ser levadas em consideração.

Resumindo tudo, a opção pela impressão por um determinado método é uma questão delicada que deve ser levada em consideração, dependendo de vários fatores que espero tenha eu conseguido demonstrar no texto acima.

Mas é como foi dito no primeiro parágrafo deste texto: a culpa por sua desinformação é nossa, por isso questione. Não toque adiante projetos que você não possua todas as dúvidas sanadas.


Bookmark and Share

Nenhum comentário: